Acho que estou mesmo ficando velho… Toda semana atendo algum cliente que tem um Blog e quer registrar sua marca para não ter problemas ou, pior, alguém no desespero porque já está tendo problemas, mas nunca escrevi sobre isso… É a idade, desculpem!

Bom, a necessidade ou não do registro está diretamente ligada à resposta dessas duas perguntas:

  • Você tem um domínio próprio?
  • Você ganha dinheiro com seu blog?

Se a resposta for SIM para as duas perguntas, então você precisa registrar sua marca.

A questão do domínio eu já comentei em outro post, também já falamos que nem sempre é necessário ter uma empresa para registrar uma marca, então não vou ser repetitivo, ok?

Sobre o dinheiro, não interessa se você vende alguma coisa no blog (tipo “souvenirs” ou produtos), se capta clientes (de consultoria, por exemplo) ou se ganha dinheiro com algum programa de afiliados ou anúncios, se ele gera receita e tem domínio próprio eu posso supor que caso você perca o domínio terá um belo prejuízo, certo?

Outra coisa que acontece muito, especialmente nos blogs mais antigos, é a pessoa ter um domínio “.com” mas não ter o “.com.br”, porque quando criou o blog não podia registrar domínio “.com.br” sem ter um CNPJ. Se esse é o seu caso a primeira coisa que eu lhe recomento é:

– Registre a “porcaria” do domínio AGORA! Tá poupando R$ 30,00 por ano? Bebe menos, fuma menos, compra menos na AppStore, sei lá, se vira!

Agora, se você já viu que tem alguém que registrou o SEUDOMINIO.com.br, então, meu amigo(a), lamento dizer, mas é caso para ALERTA VERMELHO!

Pode não ser nada, só coincidência… Mas provavelmente quem registrou o seu domínio no Brasil vai lançar um site/blog pra concorrer com você, usando o seu suado trabalho para que as pessoas soubessem que o seu domínio era fonte garantida de boa informação, humor, videos, seja lá o que você posta.

Se você ainda não está com esse problema, você pode deixar pra depois (e correr o risco) ou ser inteligente e registrar logo a sua marca, antes de ter problemas, gastos absurdos e ainda correr o risco de perder tudo que conquistou com alguns anos de postagens no Blog.

Ah, uma última dica:

– Se você não tem domínio próprio, mas ganha um dinheiro razoável no seu blog eu recomendo que registre o domínio e a marca, afinal, se alguém registrar o nome que você usa no Blog como marca e estiver disposto a gastar, poderá bloquear seu blog, mesmo que ele esteja no WordPress ou similares (no Brasil ou exterior) então faça como os blogs abaixo, registre sua marca com o E-Marcas:

www.webinsider.com.br

www.plugcitarios.com.br

www.designculture.com.br

www.designerd.com.br

www.legiaodosherois. com.br

www.queroficarrico.com

www.dinheirama.com.br

www.alicesalazar.com.br

www.justlia.com.br

www.ickfd.com.br

www.digamaria.com

www. grifina.com.br

www.oazulejista.com.br

www.orlandoeumbarato.com.br

www.mochilasincera.com.br

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Marcas e Patentes

31 Comments

  1. Silvia Zampar

    16/09/2011 at 17:37

    Amei o post, Rudinei.
    Na verdade, às vezes quando se descobre que outro já tem o domínio .br, na verdade pode não ser para concorrer com o nosso, ou ganhar nossos lucros, mas sim um caso de marca fraca, como você já falou em outro post.
    Nomes fracos têm grande chance de muita gente pensar nele e fazer blogs, empresas, etc.

    Reply

  2. rrm32

    17/09/2011 at 03:12

    Silvia,

    Você tem razão, mas isso não diminui a importância do registro da marca, porque as decisões judiciais até agora não tem considerado essa questão, ainda estão no básico, quem registra a marca primeiro tem direito ao domínio, em Genebra, a WIPO (sigla em inglês para Organização Mundial de Propriedade Intelectual) já tem um tribunal de arbitragem bem mais “evoluido”, que considera outros aspectos.

    Já houve caso de gente (muito) famosa que perdeu disputas por sites com seu “precioso” nome porque o autor conseguiu comprovar que eram homenagens, fã pages, sem qualquer aspecto comercial.

    Algum dia chegaremos a esse nível, por hora o melhor é não arriscar!

    Reply

    • Silvia Zampar

      17/09/2011 at 09:07

      Com certeza, se a marca lhe é importante, TEM QUE REGISTRAR.

      Reply

  3. Lilian

    06/01/2013 at 21:24

    Oi tem blog pelo blogspot terminado em br posso registrar com apenas CPF me desculpe essa parte não entendi. Por gentileza me responda

    Reply

    • admin

      07/01/2013 at 10:09

      Lilian,

      Na verdade eu não entendi direito a sua pergunta, não ficou claro se você está querendo saber sobre a MARCA ou só sobre o Blogspot, mas como o nosso assunto é marca vou responder sobre isso, combinado? No caso de um blog que seja algumacoisa.blogspot.com não faz muito sentido fazer o registro da marca, como eu comentei no post, o domínio próprio (algumacoisa.com.br – por exemplo) é um dos parâmetros para saber se já vale a pena pedir o registro da marca ou não.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

  4. Luis Silva

    06/03/2013 at 12:14

    Boa tarde,
    Registrei um dominio .info com um nome de uma marca que vim a saber depois que estava registrada no INPI. Eles também têm um site com extensão .com.br com o nome registrado. Estão reclamando que o meu site .info não pode usar o nome registrado deles apesar de o logo no meu site ser muito diferente do deles. Eles por terem registrado uma palavra no INPI têm direito a todos os dominios (.org, .net, .info, etc) da marca deles?

    Reply

    • admin

      06/03/2013 at 15:42

      Luis,

      A resposta depende de muitos fatores, mas em especial dois itens:

      – Vocês são concorrentes?
      – Há possibilidade de confusão ou associação das marcas por parte dos clientes?

      Se a resposta à essas duas perguntas foi “sim” você está em apuros.

      Mas também teríamos que verificar o registro deles no INPI, se está realmente registrada a marca, se foi com exclusividade, etc…

      Recomendo que solicite um DIAGNÓSTICO (R$ 50,00).

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

      • Luis Silva

        06/03/2013 at 19:47

        Muito obrigada pela sua resposta.
        Na verdade é os dois sites operam na mesma área pois é o nome do dominio e marca é descritivo. Mas a minha questão era se o fato de ter uma marca registrada no Brasil no INPI confere o direito a quem registrou a impedir qualquer outra pessoa de registrar noutras extensões de dominios (.com, etc) internacionais o nome da marca. Encontrei uma decisão judicial que aponta para essa impossibilidade.MARCA REGISTRADA NO INPI. DOMÍNIO REGISTRADO NO COMITÊ GESTOR DA INTERNET. DISTINÇÃO E INDEPENDÊNCIA ENTRE AMBOS 1.Associação de empresas de consórcio, que é titular da marca registrada ABAC e do endereço de internet http://www.abac.org.br. Empresa Ré que regularmente adquiriu o domínio http://www.abac.com.br. Em tema de endereçamento na rede mundial de computadores, a distinção entre os domínios se dá, primordialmente, pelos sufixos, dos quais, como exemplo, com.br, org.br e gov.br. Impossibilidade, por isso, de confusão entre os domínios acima citados. 2. Não se nega a titularidade da Autora sobre a marca abac, mas tal não tem o condão de lhe conferir a propriedade de todos os endereços da rede que contenham a expressão abac.

        Retirado do acordão http://s.conjur.com.br/dl/decisao-tj-rio-dominio-internet.pdf

        Obrigada pela atenção!

        Reply

  5. Gabriel

    09/03/2013 at 07:31

    Eu tenho um blog, que estou começando a captar dinheiro com ele, porém ele está registrado no domínio (.com) e quando o fiz, não me toquei que já existia um site com domínio (.com.br) para o mesmo nome. Além de querer registrar o logo tipo (queria dicas para onde vou atrás) gostaria de pedir auxilio nesse problema, o que fazer ? Obrigado pela atenção.

    Reply

  6. Leandro Mendes

    15/08/2013 at 11:29

    Sim, li e entendi o post, já possuo meu dominio personalizado mas onde podemos registrar a marca???
    Não cheguei a ler outras postagens do seu blog, por isso se vocês já fizeram um post dando essas informações me desculpe, mas é que são tantos blogs para ler que saiu lendo as informações importantes quando elas me encontram (não que as que leio não sejam), é que quando procuro uma coisa acho as vezes outras que não procuro mas que preciso. Um abraço virtual, aguardo resposta.

    Reply

    • admin

      15/08/2013 at 12:34

      Leandro,

      Nossa empresa faz o registro da marca do seu blog, essa é nossa especialidade, vou te enviar uma proposta em PVT.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

  7. Jefferson

    05/09/2013 at 12:40

    Boa tarde,

    Estou criando um blog e me surgiu essa dúvida sobre registro de marca. Apesar de estar hospedado em um serviço de blogs gratuito, eu comprei um domínio .com.br para ele. Eu mesmo criei o nome (pesquisei na internet e não encontrei nem no Brasil e nem no exterior nomes iguais), criei o logo e desenhei a marca. Fiz uma busca pelo nome no site do INPI e também não encontrei nada.
    A princípio eu irei usá-lo para postar sobre assuntos que gosto e os quais eu domino a fim de compartilhar conhecimento. O intuito inicial não é gerar renda. Porém, se ele por acaso no futuro tiver grande audiência e começar a gerar a receita como anúncios, eu tenho que registrar a marca? É recomendável eu fazer agora, mesmo que ainda não seja o meu intuito gerar renda?
    Fiquei também muito confuso com relação ao processo de registro. Li um monte de coisa tanto aqui quanto no INPI e confesso que não entendi nada…
    Se for possível, podem me enviar um e-mail esclarecendo.

    Até mais.

    Reply

    • admin

      06/09/2013 at 12:00

      Jefferson,

      O melhor é prevenir, então pedir o registro agora, antes do site “bombar” é melhor do que correr o risco de esperar e alguém notar que ele está fazendo sucesso e pedir o registro antes de você, até dá pra reverter, mas o custo é bem maior, como diz o velho deitado: é melhor prevenir do que remediar.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

  8. Camila

    03/11/2013 at 18:03

    Escolhi um nome para meu site e ele já está registrado em ”.com.br” por uma empresa. Quando acesso o site, é redirecionado para o site dessa empresa que não tem nada a ver com o nome do blog. Posso registrá-lo em ”.com” e outras extensões do meu interesse, registrar minha marca e no INPI e conseguir com que eles tirem do ar o domínio? O domínio não está registrado, só o domínio mesmo. Obrigada.

    Reply

  9. Alexandre

    24/02/2014 at 19:14

    Ola Rudinei,
    Muito bom o seu post so gostaria de fazer umas perguntas mais especificas.. Espero que possa me ajudar!

    Minha esposa criou um blog e esta crescendo rapido, logico que gostariamos de nos proteger, ja temos registrados .com e o .com.br.. Mas agora queriamos registrar a marca e abrir uma empresa paga o blog ja que esta comecando a aparecer interessados em anunciar mas que precisam de nota fiscal..

    A minha esposa tambem esta fazendo um bico de correspondente de moda para uma empresa ai no Brasil, ela produz relatorios de tendencias +/- 2 por mes e tambem manda fotos de tendencias..

    Por enquanto achamos um jeito de ela ser correspondente e emitirmos nota por uma empresa de um parente mas gostaria de saber se tem como criar uma empresa para o blog dela para podermos emitir nota para anunciantes e ao mesmo tempo usar a mesma empresa para ela emitir nota de correspondente de moda.

    O trabalho de correspondente de moda podemos fazer como se fosse o blog correspondendo.. Como seria o procedimento para registrar isso e legalizar a situacao?

    Obrigado,
    Alexandre

    Reply

    • Luanna

      13/07/2015 at 13:33

      Oie, como faco pra entrar em contato com vc… vc faz esse serviço de registro?

      Reply

  10. […] Veja o artigo escrito pelo Rudinei do e-marcas explicando um pouquinho da importância do registro da marca: Blog precisa ter marca registrada? […]

    Reply

  11. Juliana Medeiros

    01/07/2015 at 03:14

    Olá, como faço para registrar marca? É muito caro o orçamento, pois não estou gerando rendas ainda. Se puder me enviar por e-mail.

    Reply

  12. […] Blog precisa ter marca registrada? – e-marcas […]

    Reply

  13. Ellis

    13/10/2015 at 17:37

    Olá, eu tenho um dominio .com , é preciso trocar para o .com.br ? Se eu registei primeiro com .com e outra pessoa registrar depois com .com.br , quem tem mais direitos?

    Reply

  14. Pedro Antonio

    23/12/2015 at 08:46

    Muito interessante essa informação. Nunca havia pensado nessa possibilidade de registrar oficialmente o nome de um site

    Reply

  15. Lucas

    23/04/2016 at 21:56

    tenho um dominio (.blog.br) e quero registrar minha marca, é possivel registrar como esse dominio?

    Reply

    • admin

      24/04/2016 at 02:52

      Lucas,

      Sim, pode! O mais comum é o uso do “.com.br” até para facilitar a sintaxe, afinal, poucos usuários conhecem as infinitas variações de TLD´s mundo à fora… por isso mencionamos o “.com.br” no artigo, mas a ideia foi só diferenciar dos subdomínios do Blogger e do WordPress… 😉

      []´s

      Rudinei

      Reply

  16. Gê Azevedo

    06/02/2017 at 11:33

    Uma dúvida (meio boba, talvez). Preciso pedir registro da marca nominativa E da mista, ou quando eu peço da mista já está englobado o uso do nome sozinho?
    Obrigada!

    Reply

    • admin

      06/02/2017 at 14:12

      Gê,

      Na verdade não é tão simples, depende da composição da marca, muitas marcas não permitem o registro na forma nominativa, por isso é importante que o processo seja feito por um ESPECIALISTA que irá determinar a melhor estratégia para o caso, aumentando, dessa forma, as chances de concessão do registro. Em resumo, não é uma decisão do “dono” da marca.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

  17. Nathalia Cerqueira

    19/07/2017 at 08:15

    Bom dia,
    Poderia me passar detalhes sobre registro de marca?
    Estou na mesma situação de um dos comentarios acima. Criei um blog sem interesse de gerar renda. Mas não quero correr o risco de ninguem “roubar” o nome. Já estou providenciando os dominios .com e .com.br.
    Obrigada

    Reply

    • admin

      19/07/2017 at 15:14

      Nathalia,

      O fato do blog não ter renda não faz a menor diferença, os procedimentos e custos são os mesmos, recomendo que leia este outro post:

      http://e-marcas.com.br/registro-de-marca-orcamento/

      A única diferença é que existe a possibilidade de registro sem ter um CNPJ.

      Atenciosamente,

      Rudinei

      Reply

  18. João

    11/09/2017 at 22:33

    Olá Rudinei, excelente post! Gostaria que você sanasse uma dúvida minha (duas na verdade).

    A primeira é que eu tenho um projeto para iniciar um blog sobre moda e beleza, sou web designer já há 8 anos e formado em jornalismo, e eu resolvi dar início a esse projeto há uns dias. Tive a idéia do nome e fui fazer a pesquisa de domínios, milagrosamente o “.com” estava disponível, não pensei 2 vezes e registrei, assim como também o mesmo nome tava disponível como nomes de usuário no facebook e instagram, que já criei sem perder tempo. Eu sempre gosto de ter o mesmo nome tanto no .com quanto no bendito “.com.br” pra facilitar o acesso. Aí, quando fui pesquisar o mesmo nome de domínio no “.com.br”, vi que já tava registrado e ainda por cima em nome de uma empresa grande e com marketing fortíssimo no setor de produtos de beleza e cosméticos de SP, só que o domínio não tá em uso pois não tem hospedagem e não há essa marca registrada no INPI, o que é ótimo! Minha dúvida sobre isso é: se eu prosseguir com a criação do logo e desenvolvimento do blog apenas utilizando o domínio “.com”, eu corro algum risco por não ter o “.com.br”? Se eu registrar a marca (logo e tipografia / marca mista) no INPI, eu fico em “segurança”? Vc acha válido ter o nome também em outros domínios como o “.net”, pra reforçar a presença online?

    Minha segunda dúvida é: sou pessoa física e não pago nenhuma contribuição ao INSS, pois estou “oficialmente” desempregado, e esse blog será uma tentativa de monetização, tanto por afiliados quanto por parcerias que pretendo conseguir com as marcas do ramo. Eu consigo registrar a marca que será usada no blog?

    Obrigado e parabéns pelo conteúdo!

    Reply

    • admin

      11/09/2017 at 22:43

      João,

      Impossível responder sua dúvida com precisão sem mais detalhes, por exemplo: esse nome do blog é uma expressão comum no mundo da moda e beleza? É um pouco descritivo? Enfim, mas respondendo o que dá pra responder, se você registrar a marca no INPI e se essa empresa “grande” não usa e não tem registro, no final das contas você poderá inclusive resgatar esse “.com.br”, recomendo que você leia meus outros posts sobre conflitos entre marca e domínio, vai entender melhor.

      Mas mesmo que essa empresa use a marca, salvo se ela tem um projeto de mídia/conteúdo, ela não poderá impedir seu registro para blog (que pode ser feito por pessoa física sem problemas) nem seu uso do “.com”.

      Claro que há detalhes que podem facilitar ou dificultar sua situação, mas daí preciso de muito mais informações.

      Espero ter ajudado!

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

  19. Fernanda

    25/10/2017 at 21:15

    Oi, eu tenho uma dúvida quanto a registro de sites/blogs
    Na hora de registrar uma marca existem várias classificações, qual é a classificação de um site?

    Reply

    • admin

      26/10/2017 at 01:08

      Fernanda,

      Não precisa se preocupar com isso! Nossa equipe é especialista no atendimento de blogs, sites, etc… E essa tarefa de identificar a classificação correta é parte do nosso trabalho, portanto é só nos contratar e você não precisará se preocupar com essa questão!

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Aguardando pagamento da concessão (em prazo extraordinário)

Aguardando pagamento da concessão (em prazo extraordinário) – isso quer dizer que se…