A algum tempo ser blogueiro passou do status de desocupado à profissão respeitada e desejada, mas agora, ter um blog (ou vários blogs) está sendo considerado empreendedorismo, um NEGÓCIO e com isso, surgiram novas necessidades.

Já não basta definir o foco do blog, manter o conteúdo atualizado e com bom layout, saber de SEO, WordPress, Programas de Afiliados, etc… agora o blogueiro tem que agir e pensar como empresário e para isso uma das coisas importantes é proteger a marca, afinal, blogs são marcas (você nunca tinha pensado nisso?).

É sabido que tem blogueiro ganhando mais de R$ 30.000,00 mensais… bom, tem muita microempresa que não fatura isso, então, SER BLOGUEIRO É SER EMPREENDEDOR. Claro que sabemos que a grande maioria dos blogs não fatura nem perto disso, no início é só despesa e trabalho, como qualquer empreendimento (ou até pior que um empreendimento tradicional).

Desde 2011  temos pensado muito nisso e resolvemos dar uma atenção especial a esses empreendedores. Um dos primeiros passos foi o post publicado na Escola Dinheiro, um blog fantástico do nosso amigo Paulo Faustino e que dá ótimas dicas para quem tem um blog mas logo em seguida começaram a surgir posts expontâneos como este no Dicas Blogger.

Com mais atenção a esses empreendedores, os resultados foram imediatos, veja alguns de nossos clientes blogueiros:

www.icouldkillfordessert.com.br

www.webinsider.com.br

www.plugcitarios.com.br

www.designculture.com.br

www.designerd.com.br

www. legiaodosherois.com.br

www.queroficarrico.com

www.dinheirama.com.br

www.alicesalazar.com.br

www.justlia.com.br

www.ickfd.com.br

www.digamaria.com

www.grifina.com.br

www. oazulejista.com.br

www.orlandoeumbarato.com.br

www.mochilasincera.com.br

Se você tem um BLOG e quer proteger sua marca, faça contato com a gente, somos especialistas no registro de marcas de blogs!

Ah, uma informação importante: para registrar a marca do seu blog você não precisa ter empresa!

 

Acho que estou mesmo ficando velho… Toda semana atendo algum cliente que tem um Blog e quer registrar sua marca para não ter problemas ou, pior, alguém no desespero porque já está tendo problemas, mas nunca escrevi sobre isso… É a idade, desculpem!

Bom, a necessidade ou não do registro está diretamente ligada à resposta dessas duas perguntas:

  • Você tem um domínio próprio?
  • Você ganha dinheiro com seu blog?

Se a resposta for SIM para as duas perguntas, então você precisa registrar sua marca.

A questão do domínio eu já comentei em outro post, também já falamos que nem sempre é necessário ter uma empresa para registrar uma marca, então não vou ser repetitivo, ok?

Sobre o dinheiro, não interessa se você vende alguma coisa no blog (tipo “souvenirs” ou produtos), se capta clientes (de consultoria, por exemplo) ou se ganha dinheiro com algum programa de afiliados ou anúncios, se ele gera receita e tem domínio próprio eu posso supor que caso você perca o domínio terá um belo prejuízo, certo?

Outra coisa que acontece muito, especialmente nos blogs mais antigos, é a pessoa ter um domínio “.com” mas não ter o “.com.br”, porque quando criou o blog não podia registrar domínio “.com.br” sem ter um CNPJ. Se esse é o seu caso a primeira coisa que eu lhe recomento é:

– Registre a “porcaria” do domínio AGORA! Tá poupando R$ 30,00 por ano? Bebe menos, fuma menos, compra menos na AppStore, sei lá, se vira!

Agora, se você já viu que tem alguém que registrou o SEUDOMINIO.com.br, então, meu amigo(a), lamento dizer, mas é caso para ALERTA VERMELHO!

Pode não ser nada, só coincidência… Mas provavelmente quem registrou o seu domínio no Brasil vai lançar um site/blog pra concorrer com você, usando o seu suado trabalho para que as pessoas soubessem que o seu domínio era fonte garantida de boa informação, humor, videos, seja lá o que você posta.

Se você ainda não está com esse problema, você pode deixar pra depois (e correr o risco) ou ser inteligente e registrar logo a sua marca, antes de ter problemas, gastos absurdos e ainda correr o risco de perder tudo que conquistou com alguns anos de postagens no Blog.

Ah, uma última dica:

– Se você não tem domínio próprio, mas ganha um dinheiro razoável no seu blog eu recomendo que registre o domínio e a marca, afinal, se alguém registrar o nome que você usa no Blog como marca e estiver disposto a gastar, poderá bloquear seu blog, mesmo que ele esteja no WordPress ou similares (no Brasil ou exterior) então faça como os blogs abaixo, registre sua marca com o E-Marcas:

 

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Marcas e Patentes

3 Comments

  1. Selma Franco

    29/03/2013 at 18:26

    Gostaria de Saber se a profissão de blogueiro é reconhecida e se encaixa em algum dos programas do microempreendedor, gostaria de me registrar agradeço desde já.

    Selma Franco

    Reply

    • admin

      16/05/2013 at 11:52

      Selma,

      Até onde sei (não é minha área), não existe “oficialmente” a profissão de blogueiro, portanto não há nenhum programa governamental focado nela.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      Reply

  2. liçãodacasa

    03/08/2015 at 08:46

    Não achei os preços específicos para blogs! Poderia me enviar? caroline_kuhl@yahoo.com.br

    Obrigada!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Aguardando pagamento da concessão (em prazo extraordinário)

Aguardando pagamento da concessão (em prazo extraordinário) – isso quer dizer que se…