Uma das maiores BOBAGENS que eu tenho ouvido ao longo dos anos em que trabalho com registro de marcas é:
– Registrar é bobagem, se alguém quiser copiar é só mudar uma letrinha e pronto!
Essa “lenda” é de uma ESTUPIDEZ tão grande que poderia ser parte de um quadro humorístico, talvez daí tivesse alguma graça… Então vamos esclarecer as coisas:
– Marca FORTE é aquela que, pela suas características fonéticas e/ou visuais é dotada de grande EXCLUSIVIDADE, tornando a concorrência parasitária praticamente impossível;
– Marca FRACA é aquela que, pelas mesmas características, permite concorrência parasitária.
Quer uma “tradução”? Vamos lá:
Coca-Cola é uma marca fraca, pelo menos em parte.
Ficou surpreso? Então pense comigo:
– Quantos refrigeirantes existem só no Brasil com a expressão “cola”?
Fiz uma rápida pesquisa no INPI e apareceram 745 processos com a palavra “cola”, claro que muitos deles são da Coca-Cola, mas que tal uma McCola?
Sim, o McDonald´s tem um registro dessa marca, provavelmente uma garantia para o caso da Coca-Cola apertar o calo deles, daí colocam a McCola no mercado… Veja outras marcas que têm REGISTRO:
MAX-COLA Marca Registrada BEBIDAS MAX WILHELM LTDA
CITRUS-COLA Marca Registrada TASTY AROMAS E SABORES LTDA
MCCOLA Marca Registrada McDONALD’S INTERNATIONAL PROPERTY COMPANY, LTD.
TROPI COLA Marca Registrada CERVEJARIA MALTA LTDA
AFRI-COLA Marca Registrada ACB MARKEN GMBH
ITU-COLA Marca Registrada PRIMO SCHINCARIOL IND. DE CERVEJAS E REFRIGERANTES S/A
TRI-COLA Marca Registrada IRMAOS PARAZZI LIMITADA
ROYAL COLA Marca Registrada COTT BEVERAGES INC.
BRAHMA COLA Marca Registrada COMPANHIA CERVEJARIA BRAHMA
MATE COLA Marca Registrada INDUSTRIA E COMERCIO MATE COLA LTDA
Veja algumas marcas que foram extintas por falta de renovação (*):
FRUTICOLA Marca Arquivada Extinto
CAFE-COLA Marca Arquivada Extinto
RIO COLA Marca Arquivada Extinto
KEEP COLA Marca Arquivada Extinto
* Não estou garantindo que elas estão livres, teria que ser feito um outro tipo de pesquisa para se ter certeza da viabilidade, mas essas marcas já estiveram registradas, portanto, o INPI considerou que não conflitavam com a Coca-Cola.
E porque isso acontece????
Porque são nomes dados para refrigeirantes à base de cola, portanto, COLA é um ingrediente necessário e comum neste segmento, daí a marca fica enfraquecida.
Querem um exemplo bem fraquinho? Big Cola.
Big é grande, Cola é ingrediente, então que raio de exclusividade você queria que essa marca tivesse??? Nenhum, é óbvio. Então, como todos os elementos da marca são fracos e sem exclusividade, podemos ter várias “Big-Cola” registradas em nome de empresas diferentes.
Agora, também é muita estupidez imaginar que seria possível registrar uma “Koka-Cola” porque nesse caso há uma colidência fonética direta, mas qualquer outra coisa (ainda não registrada) + “cola” é possível sim.
Agora vamos falar de marcas FORTES.
Você consegue imaginar a possibilidade de concorrência parasitária (no mesmo segmento) com a marca Google? Yahoo? Twitter?
Agora vamos nos concentrar nas marcas mais populares dessa pequena lista:
Google – a força da marca Google é tanta que originou o verbo “googlar”…
– Fulano, pesquisa aí “tal coisa”!
– Já estou “googlando”!
E o Twitter? Você já fez algum tweet hoje? Re-tweet?
Quer um exemplo nacional? Um exemplo de marca com características VISUAIS que a tornam única? A marca criada pela Tatil para as Olimpíadas de 2016.
Marcas FORTES não permitem que você mude uma “letrinha” e tudo bem… só as marcas fracas permitem isso. Marcas fortes são forjadas em aço, como as melhores espadas. São inconfundíveis e inimitáveis.
Marcas (muito) fracas podem ser copiadas integralmente, não precisa mudar nenhuma letrinha, mas se tentar algo assim com uma marca forte, prepare-se para chuvas e trovoadas, processos, indenização, etc.
Usem esses exemplos na hora de vender para seus clientes o trabalho de “naming” que é uma arte, uma mistura de ciencias ocultas, sorte, muito conhecimento técnico e vastos conhecimentos gerais (história, artes, cinema, etc.). É a arte de se criar uma marca (nome) e administrar isso.
Pequenas Empresas (PME´s) podem (e devem) ter marcas FORTES. A Força a que me refiro neste artigo não está relacionada com a capacidade financeira mas sim com a CRIATIVIDADE.
Agora eu vou tomar uma McCola, tchau!
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