Se você acompanha esta coluna deve ter notado que estou publicando na quarta-feira, ou seja, no dia errado. Na verdade, eu ia “pular” esta semana, porque o artigo que escrevi era repetido, sobre um tema que tratei recentemente e fiquei chateado, sem assunto.
Então decidi ampliar o escopo da coluna, agora vamos falar também dos acontecimentos da semana e de curiosidades que só quem acompanha o que acontece no INPI fica sabendo. Mais ou menos como algumas colunas e blogs existentes nos EUA, que acompanham as “novidades” da Apple ou do mundo dos automóveis e publicam as super-novidades que aparecem no USPTO (equivalente ao INPI nos EUA).
Então chega de conversa e vamos à exclusiva:
– A Kaiser pediu o registro de uma nova marca (logotipo) com um slogam novo, isso indica que, em breve, deve lançar oficialmente esse logo em uma campanha. Mas quando isso ocorrer vocês poderão dizer para os amigos: “Ah, eu já sabia! Eu li no blog do E-Marcas e fiquei sabendo antes!”
Vejam a imagem da publicação (feita ontem, no INPI):
Além do logotipo, há um novo slogam “Cerveja bem cervejada”
É óbvio que eu ainda não sei qual será o uso da marca, se será institucional, promocional, uma nova linha de produtos, etc., mas uma coisa é certa: ninguém pede o registro de uma marca que não pretende usar, então, fiquem de olho! Até que a empresa realmente use a marca e a divulgue ficamos apenas com suposições, mas que é bom ficar sabendo antes, isso é! Não é mesmo?
E o que isso tem a ver com marcas e patentes?
Tudo!
Em primeiro lugar, empresas ORGANIZADAS são assim, primeiro pedem o registro da marca para só depois iniciar seu uso e fazer a divulgação. Todas deveriam seguir esse exemplo, isso é BRANDING.
Por outro lado, você pode usar essas informações para conhecer e até prever os movimentos dos seus concorrentes, alguns clientes nossos acompanham todos os pedidos de marcas e patentes nos seus segmentos e, assim, estão sempre atualizados quanto ao que a concorrência anda fazendo. Isso é GESTÃO ESTRATÉGICA.
E, só pra prevenir comentários maldosos (e sem fundamento), eu antecipo: TODAS as informações que estou divulgando são PÚBLICAS, veiculadas oficialmente pelo INPI e seu uso está de acordo com a Lei 9.279 que regulamenta o registro de marcas e patentes.
A partir de agora ficarei “de olho” nas coisas interessantes que acontecem no INPI e publicarei aqui no blog. Então, fiquem acompanhando, assinem o RSS, repassem no Facebook, Twitter, etc.
Gostaram da novidade? Então “curta”, “tweet”, “adicione”, etc.
Comments