Eu já estava pensando em explicar os tipos de marcas, mas com o buzz em torno da marca Rio 2016 resolvi atropelar um pouco as coisas e começar pelo fim… Se Hollywood pode fazer isso nos seus filmes, acho que eu também posso, né?
Então a ideia é falar sobre a (agora) famosa marca tridimensional, no caso, a Rio 2016 que gerou tanta polêmica e especulação (muito mais especulação na verdade)… Uma marca tridimensional é aquela que tem três dimensões (dãããã, sério? achei que era com 4 dimensões)… Tá isso eu sei que você já entendeu… Mas o que você talvez não saiba é que o INPI permite o registro dessas marcas, ou seja, você pode PROTEGER sua marca 3D com um registro que pode ser renovado a cada 10 anos, podendo ser eternizado.
Uma das marcas 3D mais conhecidas do mundo é a incrível garrafa “Contour” da Coca-Cola… Suas características são únicas, inimitáveis, indiscutíveis e PROTEGIDAS.
Além do site oficial da Coca-Cola do Brasil, encontrei esse post fantástico sobre a embalagem, concept-art e outras curiosidades, vale a pena ler, o autor do artigo Andrei Cocati (@cocati) autorizou a citação e uso de algumas imagens, selecionei acima uma que mostra a evolução da garrafa, mas no post há outras muito mais interessantes, vale a pena ler!
Sim, embalagens podem ser marcas tridimensionais… Começou a gostar, né?
Mas calma, nem tudo é tão bom assim… A embalagem pode ser uma marca tridimensional se for de uso exclusivo da sua empresa, quando ela é usada comumente por um determinado segmento/nicho perde sua identidade de marca… Então se você pensou em registrar aquela embalagem de pet (das famosas “tubainas”) ou a “caixinha de leite” (TP): esqueça!
Marca tridimensional é como qualquer marca, tem que ser EXCLUSIVA para ter proteção e acaba usando a proteção para ter exclusividade…
Imagine que seu estúdio/agência foi contratado para desenvolver uma embalagem de PERFUME, você cria algo tão fantástico que o cliente fica enlouquecido, agora você pode sugerir para ele que peça o registro da marca tridimensional e com isso ele também se protege de eventuais terceirizados que possam “incorporar” sua embalagem ao seu portfólio… Eu lembro que aconteceu algo assim com um produto da Closeup X Big (atualmente Wallmart), não sei como acabou o caso mas deve ter acabado em acordo…
Em resumo, você não precisa ser uma Coca-Cola Company para proteger sua marca tridimensional… Pense nisso!
Espero que a marca Rio 2016 ajude a divulgar essa possibilidade… E aguardem, em breve falarei dos outros tipos de marcas!
Comentarios