Seus concorrentes agradecem! E isso mesmo! Seus concorrentes ficam muito felizes por você ser descuidado com a sua marca, assim fica mais fácil pra eles a piratearem.
Uma das afirmações mais medíocres que tenho ouvido em quase 20 anos de consultoria é:
– Ah, mas quem é que vai ter interesse nessa marca?
Geralmente ela vem logo depois de termos alertado ao empresário que sua marca está livre, mas que ele deve protegê-la logo, antes que alguém peça o registro dela e o impeça de continuar usando a marca. Daí vem essa pérola!
Parece incrível, mas depois de quase 20 anos explicando, pouca gente entendeu que só um concorrente pode ter interesse de colocar sua marca em risco!
Como eu já expliquei, o INPI separa as marcas em 45 classes, cada classe corresponde a um grupo de produtos ou serviços e, na absoluta maioria dos casos, as classes não conflitam, ou seja, eu posso ter a mesma expressão como marca em classes diferentes, registrada por empresas diferentes sem causar qualquer problema.
É o caso da marca CONTINENTAL, que é marca de geladeiras, cigarros, pneus, hotel, etc… Da última vez que pesquisei, eram 14 empresas diferentes usando a marca CONTINENTAL sem problemas ou conflitos… Claro que há exceções (não vai pensando em registrar Coca-Cola que você vai se dar mal), mas, como disse, na maioria das vezes não há problemas.
Também já expliquei que você só pode registrar uma marca para uma atividade que exerce lícitamente então, se alguém tentar registrar uma marca igual a sua, para a mesma atividade, SERÁ UM CONCORRENTE!
Uma confecção não pode registrar marcas para atividade de restaurante, um restaurante não pode registrar marcas de medicamentos e assim por diante, eles só podem registrar marcas no seu segmento, ficou claro?
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